@2017 Dilkin Comunicação e Eventos

Região de Chapecó volta a contar com cartório de Figueira

Escrivania de Paz do Distrito de Figueira inaugurada

   Depois de quase cinco anos de trâmites do Concurso Público Notarial e de Registro, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina outorgou a nova titular da Escrivania de Paz do Distrito de Figueira, ampliando os serviços prestados na região de Chapecó. Por meio do Ato GP n. 2255 de 26 de outubro de 2015, Cristina Lúcia Lang foi investida como titular do Cartório. O evento de inauguração aconteceu dia 04 de maio (quarta-feira), na sede do Cartório, localizado na Estrada Municipal Alcebíades Sperandio, Linha Simonetto no Distrito de Figueira, Chapecó-SC. Autoridades e a comunidade participaram deste importante momento de expansão dos serviços para o Distrito de Figueira, região da Grande Efapi e de toda Chapecó.

   O novo Cartório, que pertence a Comarca de Chapecó, oferta serviços de Registro Civil de Pessoas Naturais (certidões de nascimento, casamento e óbito) e também Tabelionato de Notas (escrituras públicas de compra e venda, inventário, divórcio, declaratória de união estável, testamento, ata notarial, procurações públicas, autenticações e reconhecimento de firma), além da emissão de certidões de documentos que se encontram no acervo da Escrivania.

   A equipe de trabalho do cartório é formada por três escreventes e um escrivão substituto. O ambiente conta com uma estrutura predial nova de 240 m² e com equipamentos de ponta, com capacidade para atender grande fluxo de clientes diariamente com conforto, segurança e acessibilidade. A parte tecnológica recebeu um importante investimento para preservação do banco de dados, tanto físico (por HDs internos e externos) quanto virtual (armazenamento em nuvem). Foi realizada a manutenção do acervo físico, com reforma e recuperação de mais de 177 livros de escrituras, nascimento, casamento e óbito, e substituídas mais de 252 caixas de arquivos.

Todo esse investimento deve contribuir para o desenvolvimento regional por meio do acesso de qualidade a serviços fundamentais, como explica a escrivã Cristina; “a finalidade dos cartórios é garantir segurança, autenticidade, publicidade e eficácia aos fatos, atos e negócios, assegurando, assim, o pleno e adequado exercício de cidadania e dos direitos dos cidadãos. Com nossa estrutura, a população terá facilidade no acesso e atendimento diferenciado. O cartório tem como meta priorizar a agilidade na prestação de serviços, sem minimizar a segurança e seriedade jurídica aos negócios realizados, lembrando que todos os atos são praticados por uma equipe capacitada”.

    A Escrivania de Paz do Distrito de Figueira já está atendendo o público das 9h da manhã até às 18h, de segunda a sexta, sem fechar ao meio dia. O telefone para contato é o (49) 3321-4833 e o e-mail é figueiracartorio@gmail.com.